terça-feira, 2 de abril de 2013
Limite
A água na Barragem do Monte da Rocha chegou ao limite. O escoadouro está a centímetros de começar a absorver para o seu interior a água em excesso garantindo que o limite máximo não é atingido. Dentro de dias isso irá suceder, o que é simplesmente um espectáculo num Alentejo em que a secura é mais conhecida que o excesso de água. Para já não há queixas, pois por cá as gentes queixam-se sempre da seca, ninguém se queixa da água. Faz falta para as forragens de que a "bicharada" precisa para se alimentar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Uma boa sugestão para o próximo fim de semana. Mas agora gostaria de questionar se o terreno está em condições para se poder passar lá perto?
ResponderEliminarE se conhece as ruínas de castro da cola? Agradeço.
A própria estrada passa no paredão da barragem, o qual tem cerca de 2 Km, que é uma simples barragem de pedra de retenção de água. Vindo do Algarve sai-se em Ourique, segue-se no sentido Odemira, e 7 ou 8 Km depois existe um cruzamento para a Barragem e para Panóias. Antes de chegar a Ourique encontra-se o cruzamento para o Castro da Cola. Fica a 5 ou 6 km do IC1, e são ruínas arqueológicas com algum interesse. Ficam junto ao Santuário da Srª da Cola que deve estar fechado. Existe ainda um centro de interpretação em geral aberto. A estrada não tem saída, pois temos de regressar ao IC1. Existe lá um restaurante que é um pouco caro embora tenha alguma qualidade. Aí prefiro o Coimbra ou o Lobo em Ourique. Para quem gosta, 3 aldeias muito próximas a visitar, Conceição, Alcarias e Casével. Muito bonitas. De Alcarias são as ultimas telas aqui do blog.
EliminarQuando puder passe pelo meu blog, onde foi publicado um novo post desta vez sobre Ourique. Obrigada.
ResponderEliminar