sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Noruega, destino improvável 4

Cidade de Bergen
Quem olha no mapa terá a mesma reação que eu tive, a distância entre Oslo e Bergen parece curta em linha recta, são apenas 304 km, pelo que não se imagina uma viagem de 7 horas de comboio, com algumas paragens. A razão está na altitude, pelo que para seguir o percurso entre estas duas cidades costeiras, há que ultrapassar diversos fjords, e tal não pode ser feito na cota do mar pois não há espaço, e as margens dos fjords chegam a ter desniveis de mais de mil metros a pique. Assim o comboio tem de subir até 1380 metros de altitude, e voltar a descer até ao mar em Bergen o que proporciona ao viajante uma sensação extraordinária, temos a clara noção da subida e sobretudo das descidas que são alucinantes, sentimos a inclinação e o esforço de travagem. Das 19 estações de percurso mais de metade estão acima dos 1000 metros e são pequenas localidades de cerca de 1000 habitantes, cheias de estancias de inverno, e em pleno verão podemos ver glaciares e restos de neve apesar da temperatura ser amena. Nas paragens o comboio demora sempre algum tempo para podermos sair um pouco e fotografar. Existe sempre muita gente a entrar e sair e no comboio vão bicicletas, e muita gente equipada a rigor para alta montanmha. Em muitos troços da linha, sobretudo em zonas muito desniveladas, a linha está protegida por tuneis de madeira para proteger das avalanches de neve. As estações nessas zonas estão construidas em madeira. O comboio teria uma dúzia de carruagens , com linha electrificada, e o conforto era aceitável, e em todas as estações muita gente, o que afasta a ideia de um país desertificado.
Estação de Nesbyen (1300 m)
Assim saimos pelas 10h30, e passadas os suburbios de Oslo, inicia-se uma lenta subida, e ao fim de cerca de 100 km de percurso estamos en Nesbyen, a 1300 m de altitude. A partir daí mantemos durante mais de 100 km a altitude media de 1000m, com sucessivos desniveis, e uma paisagem de montanha verde,mas sem arvores, observando sempre montanhas com residuos de neve até Myrdal, nos 860 m, a estrela da companhia onde está o caminho de ferro mais alto do mundo, de que falarei mais tarde.
Estação de Myrdal (860 m)
A partir daí iniciamos a descida, as florestas reaparecem. e em cerca de 50 km descemos dos 860 m até ao nivel do mar em Voss. A partir de Voss até Bergen percorremos a margem do fjord, e o percurso é plano, no final entramos num longo tunel que nos leva praticamente até à estação de Bergen, onde chegamos de alma cheia cerca das 18 horas.
Voss
Bergen é uma cidade portuária, de microclima quente, pois está protegida pelas margens do fjord. Foi aí que houve uma pequena decepção mas fica para a próxima...

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