sábado, 30 de agosto de 2014

Noruega, destino improvável 5

Estação de Myrdal e comboio para Flam
Deixemos a decepção para mais tarde e vamos atacar um dos melhores percursos feitos. Tinha comprado um voucher que inclui um trajecto de comboio, Bergen a Myrdal, igual ao do dia anterior mas em sentido contrário, um trajecto de comboio Myrdal a Flam, e um trajecto de barco, Flam a Bergen. Assim na hora marcada apanhou-se o comboio na estação de Bergen e de novo subimos até aos 860m de altitude em Myrdal. O comboio era o que retornava a Oslo. Em Myrdal já estava estacionado outro comboio, e mais de metade dos viajantes fizeram o mesmo que nós, sairam e tomaram o novo comboio que nos era anunciado como "o mais alto do mundo", isto porque iamos descer os mesmos 860 m mas num percurso de cerca de 20 km, com desnivel maximo de 5,5% !!!
O comboio inicia a descida e prepara-se para descer 860m em 20 km
Para o fazer a composição dispunha de duas locomotivas, uma à frente outra à ré, uma puxava a outra travava !!!,o desnivel era tal que alguns dos tuneis se sobrepunham aos outros como numa espiral (existem 12 tuneis) , sempre em baixa velocidade, Apercebemo-nos que estavamos a descer a vertente de um fjord, o Sognefjord, a paisagem era deslumbrante, verde, floresta e quedas de água sempre à beira do vale de Flamsdalen.
Vale de Flamsdalen visto do comboio
Após uns minutos de percurso o comboio parou na linha numa descida muito inclinada. Vimos os passageiros a descerem para a linha, e percebemos o espectáculo, numa ponte passava a torrente de uma queda de água, e no meio do nevoeiro em cima de uma enorme rocha uma cantora cantava para nós, canções tipo Enya, misteriosas e belas, o que criava uma ambiencia de maravilha.
No meio da bruma uma cantora cantava para nós
Terminada esta pausa, fomos avisados para voltar a bordo, e o comboio retomou a sua marcha sempre em plano inclinado até se chegara Flam, junto ao mar mas no fundo do fjord. Entretanto nas 10 estações intermédias habitantes aproveitavam o comboio que não era puramente turistico, para as suas deslocações. Flam era uma pequena vilória, tudo em madeira, e percebemos pelo pequeno museu ferroviáriao lá existente que foi criada para albergar os construtores de tão exótica linha ferroviária que apresentava o maior desnível em todo o mundo.A construção começou em 1924 e foi inaugurada em 1940.
Flam, estação ferroviária e embarcadouro
Flam era também um embarcadouro para barcos de recreio e catamarans que faziam o retorno a Bergen por água, demorando a viagem cerca de seis horas de barco o que iriamos fazer depois de almoço. Por coincidência estava na água no meio da baia o paquete Funchal, na altura ainda ao serviço de operadores da Noruega. De Flam, ao olhar para a direita ou esquerda só se viam arribas verticais de muitas centenas de metros de altura e nós tão pequeninos lá no fundo. Dizem que este é o terceiro lugar mais visitado da Noruega, e para mim é inesquecível. Apesar disso vive-se ali uma imensa calma, os serviços são disponiveis sem exageros, e enquanto esperamos o barco, comemos e visitamos nucleos museológicos que mostram fotos da obras, e recriam a escola, a bomba de gasolina e outras instalações recuperadas da época da construção. Dali só se sai de barco ou comboio. Após a visita chega o catamaran para Bergen e tomamos lugar a bordo para mais uma longa viagem pelo fjord até entrarmos no mar e regressar. Fica para a próxima.

2 comentários:

  1. Mas que lindas fotos! Autênticas pinturas de lugares que me fazem sonhar...

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  2. Garanto que a realidade supera muito a "realidade registada" através das imagens. É de cortar a respiração.

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