domingo, 16 de dezembro de 2012

É preciso ter uma imensa lata (uma mensagem pessoal)

PPC numa intervenção pública de hoje diz que é justo pedir contributos suplementares aos reformados, porque estes estão a receber muito acima daquilo que descontaram. A quem se estava a referir ? Aos politicos tornados gestores, que por 2 ou 3 anos de trabalho e porque são demitidos, ficam a receber pensões douradas de milhares de euros, não me parece. Aos politicos apenas, que por 8 anos de actividade estão a receber para o que não contribuiram ? Duvido. A pessoas que apesar de receberem pensões pequenas, nunca contribuiram "verdadeiramente", ou seja, descontaram de uma só vez o minimo de anos necessário para ter uma pensão minima, e arranjaram um "patrão" fictício que nada descontou? Não julgo que seja. Estava a referir-se, sem vergonha e com o descaramento de quem nunca teve  uma verdadeira actividade profissional assente numa competência técnica específica, que tem tido actividade empresarial, como se tem vindo a saber, sempre assente em esquemas e com a muleta do Estado e dos Fundos Europeus, à classe média, aos reformados que por seu esforço, contributo, descontos a que não fugiram, sem apoio de fundos comunitários, conseguiram obter com as regras claras, que não foram eles que fizeram, e iguais para todos, uma reforma que sobressai da miséria, e se torna apetitosa para os gulosos, impreparados e inúteis, como o senhor e seus amigos Relvas e companhia. Haja decoro senhor Primeiro Ministro, não precisa de nos dar nada, mas vá ofender a sua mãe e o seu pai e deixe em paz os pais e mães dos outros a quem já fez mal suficiente. O senhor não sabe do que fala, mas continua a falar. Trabalhe, como lhe compete e para que foi eleito, e já agora faça os seus descontos, não espere a reforma "política". E já que mexeu comigo devo dizer-lhe que se não me engano existe uma coisa chamada inflação, pelo que é dificil comparar descontos de 34 anos da minha actividade no privado, no meu caso, com uma pensão em 2012, bem como contrapôr seja o que fôr à evolução da demografia, ainda assim pelas minhas contas, aquilo que descontei em 34 anos à taxa de 11% , e apenas por grave problema acabei reformado antecipadamente, dá para pagar cerca de 9 anos de uma pensão de 2000 euros mensais em 14 meses, coisa que não recebo... Eu sei que a sobrevida média de um reformado é de 13 anos, mas a maioria não recebe nem um terço do valor que indico. Desculpe mas estou a falar-lhe com o coração, e eu nem sou daqueles que mais o ataca e até compreende a espinhosa missão que tem. Mas um pouco de tento e contenção é bom, e escolha as palavras certas que não ofendam quem tanto contribui.

Sem comentários:

Enviar um comentário