segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Noruega, destino improvável 7

Norheimsund, ponto de partida da viagem de barco pelo Hardangerfjord
Vamos iniciar o quinto dia de viagem e estamos em Bergen, depois de recuperar das emocões do dia anterior. Para este dia tinha um voucher que iria permitir visitar o outro grande fjord junto de Bergen, o Hardangerfjord. O voucher compunha-se de uma viagem em autocarro de carreira, barco, de novo autocarro que nos conduziria ao comboio para regresso a Bergen, Pelo meio, opcional, uma visita à maior queda de água da Noruega, a que aderimos, e iriamos de autocarro, cujos bilhetes se venderiam no barco. Tudo público, tudo a requerer uma organização pessoal milimétrica, pois no que depende deles os transportes estão no local certo ao minuto. Assim pelas 7h00 já estavamos na estação central de camionagem em Bergen, onde numa das pistas nos aguardava um autocarro normalissimo, que iria conduzir-nos a Norheimsund, onde iniciaria a viagem de barco. Teriamos de percorrer cerca de 80 km de autocarro, e a viagem iniciou-se mal o relógio marcou as 7h30. Poucas pessoas , ainda algum frio a bordo, uns turistas outros não. Após sair de Bergen por estradas estreitas mas bem asfaltadas fomos subindo a montanha que rodeia a cidade, e com paisagens campestres muito verdes, a humidade está em todo o lado, e as pessoas que aguardam nas paragens, incluindo muitas crianças, estão protegidas para o frio de final de Agosto. Muita agricultura, muitas boas casas de madeira, muitos Volvos e carros japoneses no quintal de muitos agricultores, de repente começamos a descer, um tunel longo e muito inclinado com diversas curvas no interior, e ao sair depara-se uma paisagem do fjord com a agua a reflectir a luz estamos muito alto, e ao fundo vê~se uma vila ainda grande à beira das águas calmas de um lago, é o nosso destino, Nurtheimsund, mas teremos de descer por uma estrada sinuosa e sempre na ravina, até o autocarro entrar na vila onde pára.É-nos dada indicação para sair e indicado um barco que nos espera e a boa parte dos passageiros. O autocarro segue para o seu destino que não sei qual seria (não me lembro).
Ancoradouro de partida em Norheimsund
No pontão um barco tipo cacilheiro, parecido com os que vão à Trafaria, mas muitas outras embarcações de recreio, veleiros entre outros. Entramos para o barco sentamo-nos no deck exterior a imagem das águas calmas e o sol e o ar frio, enchem-nos de tranquilidade e expectativa para o que vai seguir-se. Instala-se a máquina dos cachorros a bordo, uma menina toma conta dela, e outra vai tomar conta dos comandos da embarcação, ajudada por um jovem, que distribui uns papéis, e contacta com os passageiros, pois alguns compram ali o seu bilhete. O barco partiu pelas 10h00, pelo fjord, que nesta zona ainda tinha as margens relatvamente baixas. A viagem ia no sentido do interior o mar ficava-nos pelas costas, e as margens íam aumentando a sua altura. A primeira paragen deu-se em Utne, pequena vila ribeirinha, e partimos de novo agora já numa paisagem mais agreste, com as altas paredes  do fjord a tapar a  luz. Chegamos a Lofthus onde um belissimo hotel, e parques de campismo dominam a paisagem.
  
Hotel Ullensvang em Lofthus, onde não me importava de passar uns dias
Seguem-se várias paragens, até chegarmos a Eidfjord, pelas 12h, onde descemos, pois o barco segue para o seu destino, e apenas na viagem de retorno nos apanha de novo pelas 15h00. Durante estas 3 horas foi proposto no barco que visitassemos a Veringfossen, uma queda de água, a maior do país, para onde havia autocarro para ir e voltar e visitassemos o museu do parque natural, antes de almoçar. E assim aconteceu.
Eidfjord e vista do ancoradouro

1 comentário: