segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os primeiros seis meses

Passam hoje seis meses sobre a data em que realizei o transplante cardíaco e renasci de novo das cinzas de um estado terminal.

Sei agora, e suspeitava na altura, que aquando do transplante, o risco de morte era enorme, e a qualquer momento poderia ocorrer. O coração surgiu na altura certa. Tudo o que pode ter ocorrido  depois, e algumas coisas foram, é apenas um preço a pagar por uma nova vida, incipiente ainda, mas nova, viável e sustentável no tempo. Pensei que ao fim de seis meses poderia já ter outra qualidade de vida que ainda não tenho, outra autonomia que custa a chegar, uma independência que me permitisse uma vida sem penalizar outras pessoas, pessoas que deram o seu melhor para que chegasse aqui, mas que também têm limites. Esse tempo há-de chegar, estou certo.

Não posso deixar de associar as pessoas que me ajudaram. A começar pela Maria Augusta, as filhas Inês e Joana, o Pedro e a Cláudia, outros familiares, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de S. Marta, do Hospital de Beja e do Centro de Saúde de Ourique, que ainda hoje, fazendo o que lhes compete, fazem muito e muito ajudam. As pessoas que me visitaram, telefonaram ou enviaram sms.

Seis meses ainda é pouco tempo para reclamar sucesso. Aliás penso que o risco para um transplantado cardíaco é permanente, pois o seu estado é sempre débil e acessível a ataques que seriam banais para outras pessoas.

Agora peço mais seis meses...

Sem comentários:

Enviar um comentário