terça-feira, 2 de abril de 2013

Limite

A água na Barragem do Monte da Rocha chegou ao limite. O escoadouro está a centímetros de começar a absorver para o seu interior a água em excesso garantindo que o limite máximo não é atingido. Dentro de dias isso irá suceder, o que é simplesmente um espectáculo num Alentejo em que a secura é mais conhecida que o excesso de água. Para já não há queixas, pois por cá as gentes queixam-se sempre da seca, ninguém se queixa da água. Faz falta para as forragens de que a "bicharada" precisa para se alimentar.

3 comentários:

  1. Uma boa sugestão para o próximo fim de semana. Mas agora gostaria de questionar se o terreno está em condições para se poder passar lá perto?
    E se conhece as ruínas de castro da cola? Agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria estrada passa no paredão da barragem, o qual tem cerca de 2 Km, que é uma simples barragem de pedra de retenção de água. Vindo do Algarve sai-se em Ourique, segue-se no sentido Odemira, e 7 ou 8 Km depois existe um cruzamento para a Barragem e para Panóias. Antes de chegar a Ourique encontra-se o cruzamento para o Castro da Cola. Fica a 5 ou 6 km do IC1, e são ruínas arqueológicas com algum interesse. Ficam junto ao Santuário da Srª da Cola que deve estar fechado. Existe ainda um centro de interpretação em geral aberto. A estrada não tem saída, pois temos de regressar ao IC1. Existe lá um restaurante que é um pouco caro embora tenha alguma qualidade. Aí prefiro o Coimbra ou o Lobo em Ourique. Para quem gosta, 3 aldeias muito próximas a visitar, Conceição, Alcarias e Casével. Muito bonitas. De Alcarias são as ultimas telas aqui do blog.

      Eliminar
  2. Quando puder passe pelo meu blog, onde foi publicado um novo post desta vez sobre Ourique. Obrigada.

    ResponderEliminar