quinta-feira, 1 de julho de 2010

Maria de Lurdes Rodrigues dá entrevista


No passado sábado, ao Jornal Expresso, e fica-se a saber:

1. "O sistema educativo tem problemas de governabilidade" (e agora com os mega agrupamentos vão aumentar...)

2. "Os sindicatos são os maus da fita, pois, não querem a descentralização, nunca quiseram a avaliação, e só a aceitariam se não servisse para nada, não aceitam a diferenciação, participam na definição das políticas, mas só se vinculam com as que lhes interessa, têm mais poder de veto sobre a políticas que os alunos, os pais e os dirigentes das escolas" (assim não pode ser mas como vamos mudar de sindicatos??)

3. "A Inspecção Geral da Educação não entra na sala de aulas" ( é como se a ASAE não entrasse na cozinha dos restaurantes...)

4. "Em dez anos duplicou o investimento em educação , de 3000 milhões a 6000 milhões, o número de alunos baixou 350 mil, e o número e custo salarial de professores aumentou" ( é a total ineficiência do sistema...)

5. "A melhoria do sucesso educativo verificada fica-se a dever à diversificação da oferta" ( o que alguns chamam facilitismo, mas que poderemos entender por, acabar com a "máquina de fazer doutores...)

Também nos disse que "não chega estabelecer grandes princípios" (este terá sido o seu maior erro...)
Nota: as citações foram adaptadas por mim, não sendo as suas palavras exactas.

2 comentários:

  1. Puxa, não gosta mesmo nada dela. O Sócrates gosta. Basta ouvir as declarações dele ontem no lançamento do livro da Exma Sra Ex-ministra: "Foi uma honra ter servido o país consigo".
    Entrentanto, quem leu o livro diz «muito tranquilo, que não dá funções mágicas, mas que presta contas». «É assustador ler o que a senhora fez e de repente perceber o salto que demos em diversas áreas». Um livro que será certamente interessante comprar.

    Eu também não desgosto da senhora. Apesar das àreas indicadas acima estarem muito bem adaptadas e reflectirem o que está mal e que tem que ser composto na educação... devo dizer que me parece que teve a coragem de avançar com algumas medidas, já sabendo de antemão que iriam ser mal aceites e que a popularidade que alcançaria seria nenhuma.
    Os professores que me desculpem, mas até hoje, ainda não percebi qual é o problema de se ser avaliado, e dessa avaliação ter efeitos práticos na carreira. Exigem ser avaliados por colegas que leccionem a mesma disciplina, mas quem é que no mundo do trabalho tem a sorte de ser avaliado por quem tem a mesma formação profissional??

    Mas enfim, essa discussão dava outro blogg..

    ResponderEliminar
  2. Interessante pois ao contrário do que se possa perceber do meu post eu ATÉ GOSTO da senhora, talvez o tom da escrita e a foto possam fazer entender o contrário. No essencial esteve bem, o problema é que, como ela é essencialmente uma académica, e estava acompanhada por maus secretários de estado, e o ministério é um monstro em tamanho, não conseguiu operacionalizar uma boa parte dos seus "bons princípios". Por outro lado, como a comunicação não era o seu ponto forte, acabou com o resto. Agora as ideias estou 98% de acordo, e de facto os profs não podem ser uma ilha na sociedade.

    ResponderEliminar