quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O senhor Armindo foi a Lisboa

O senhor Armindo, octagenário rural alentejano de cêpa, veio com uma dor no peito duma dessas terras do Alentejo distante, não sei se Selmes, Brinches, Penilhos ou outra, não importa pois nestas histórias todos os nomes são inventados... O seu destino era fazer uma cateterismo para resolver o seu problema (para quem não sabe, trata-se de um exame indolor, mas assustador, pois por um orifício feito numa artéria nas virilhas, é introduzido um tubo que sobe até ao coração, através do qual se procura desobstruir alguma veia entupida).
Esse exame não é possível realizar em Beja, e os doentes vão a S.Marta para o fazer.
"Senhor Armindo, amanhã vai a Lisboa fazer o seu exame ao coração" disse-lhe a enfermeira, ao que o senhor Armindo responde "Ai senhora enfermeira é a primeira vez que vou a Lisboa!"
Lá do meu canto saltei de estupefacção. O senhor Armindo ía a primeira vez a Lisboa, e logo por tal razão !!!
Pus-me a pensar a imagem com que o senhor Armindo ficaria de Lisboa, visto na posição de deitado numa maca de uma ambulância. Talvez se recorde dos pilares da Ponte 25 de Abril, do Aqueduto e do Túnel do Marquês, tudo isto visto de baixo para cima. Que cidade estranha a capital do país, pensará o senhor Armindo, e de certeza recordar-se-á da porta de entrada das ambulâncias onde está inscrita a frase "Clínica do Coração", ou talvez não, pois pareceu-me que o senhor Armindo não sabia ler nem escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário