quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um sucesso com limites

Pelo que nos dizem os comentadores a operação de colocação de obrigações terá sido um sucesso, Porquê?  Porque desde logo a procura superou em muito a oferta, e a procura veio de todo o mundo, e porque a taxa de juro foi abaixo dos 5%, a 5 anos. Claro que quem diz agora que o dinheiro da troyca era mais barato, 3,5%, são também os mesmos que diziam que o juro da troyca era usurário. Só uma diferença, estes não nos impôem as condições leoninas que a troyca impõe, pois estamos em mercado livre.

Agora, esta operação foi super preparada, garantindo à partida que caso não houvesse os 4 bancos que apoiavam compravam tudo. Mas teria de ser assim, á prineira não poderiam correr riscos de fracasso.

Não devemos é ter qualquer ilusão de que isto vai alterar a austeridade a curto ou médio prazo, ou promover emprego, pois do que se trata é apenas o Estado ter melhores condições de financeamento, por poder ir aos mercados de capitais em melhores condições ( não sendo garantido que vai poder continuar). Só quando houver crescimento é que podemos sonhar com dar a volta ao desemprego, e aí melhorar as condições. Mas muitas das decisões de 2013 já se sabe que só promovem recessão sendo autênticas "fábricas de desemprego".

Sem comentários:

Enviar um comentário