segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Europa à beira do abismo

Em entrevista de grande interesse ao jornal belga Le Soir, Jacques Delors descreve desta forma a situação da Europa, e é particularmente crítico para a dupla maravilha, Merkel Sarkozy. Refere que as recentes propostas da dupla não servem de nada, como o ministro das finanças europeu... pergunta "será que a diplomacia europeia funciona agora melhor desde que há uma ministra dos negócios estrangeiros da Europa, a baronesa Ashton ?"
Refere ainda o facto de nenhuma concessão de fundo se querer fazer, e para ele a solução terá sempre de passar por "mutualizar parcialmente as dívidas dos estados". Segundo ele "o sucesso da Europa passa sempre por uma competição que estimule, uma cooperação que reforçe e a solidariedade que une". E prossegue "desde o início da crise os dirigentes europeus passam ao lado das realidades.Como podem pensar que os mercados vão acreditar nas promessas das cimeiras da zona euro, de 21 de julho, quando é preciso  esperar até fim de Setembro para passar das palavras aos actos". A culpa é da Grécia? Não, diz ele. "Os ministros das finanças da zona euro nunca pediram contas aos gregos" e com isso são também responsáveis pelas situação criada.
E continua " no meu periodo em Bruxelas era mais fácil, pois não havia como hoje, este crescimento do individualismo que mina as aventuras colectivas, este choque entre o local e o global que alimenta medos e nacionalismos estreitos, ou esta ditadura do instantâneo que não tem em conta o tempo politico necessário. (...) a minha proposta, face ao declínio europeu, é de propor um mercado único para estimular as economias.(...) e sobretudo querer uma Europa forte e solidária no mundo".
Escutem-no e deixem-se de puxar cada um para seu lado, se a Grécia cair a Alemanha não fica de pé !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário