quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Campaniça

Sabe-se que a Viola Campaniça, com cordas de arame, é instrumento característico do Baixo Alentejo, particularmente nos concelhos de Ourique, Castro Verde, Almodôvar, e esteve em risco de extinção com a morte dos tocadores que não deixaram seguidores, felizmente Pedro Mestre tomou em mãos a salvação do instrumento, e hoje está em expansão, pois para além de o tocar e gravar, também constrói. Foi em boa hora que em Ourique se mandou colocar na rotunda da entrada nascente um escultura em ferro que relembra a importância da viola campaniça, a sua forma feminina e a música que dela se obtém, e que está gravada por Pedro Mestre, Campaniça Trio, entre outros, Fez bem o Municipio, não só o pão alimenta. Só falta um concerto de inauguração.

2 comentários:

  1. Bom dia Srº Carlos,

    Desconhecia por completo tal instrumento (inculta, sim, eu sei). Um abraço.

    P.S- o blog, do ponto de vista económico, não me torna rica. Contudo, do ponto de vista intelectual, estou a enriquecer bastante (por exemplo, ontem, fui visitar uma fábrica de cortiça, aqui no algarve, sem pagar, como "bloguer").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a viola campaniça tem uma forma e decoração própria e cordas de arame que lhe dão uma sonoridade muito metálica, de facto esteve quase extinta. É uma das violas tradicionais, como a viola braguesa (Braga) ou a viola da terra (Açores) entre outras, todas com sonoridades diferentes.

      Eliminar