terça-feira, 12 de julho de 2011

Um desabafo

Na consulta de ortopedia que tive na semana passada foi-me pedido que fizesse um exame chamado osteodensometria, enfim, para verificar o estado do esqueleto, na previsão de que possa ter um pouco de osteoporose. Um exame que as mulheres de "certa idade" conhecem bem, pois, infelizmente para elas é uma doença que as ataca mais do que aos homens. Mas a mim como tudo me ataca tinha de vir também isto...

O interessante é que, apesar do Serviço Nacional de Saúde  ser tido por gastador, não existe aqui, no raio de mais de 100 Km um local que tenha acordo para realizar tal exame, embora existam Centros que realizam outros exames para o SNS, caso de TAC (ainda mais caros que a osteo...)

E não têm acordo porque o SNS os cancelou, substituindo por alternativas a mais de uma centena de quilómetros. Dado que o exame custa 75 euros, não vale a pena a deslocação. Se calhar é isso que querem, e lá vai a apregoada classe média, que está asfixiada em impostos, pagar o preço de uma saúde, para a qual desconta mas que não lhe dá todos os direitos.

Não que me queixe, pois devo ser dos doentes mais caros do SNS em Portugal, e responsável por parte de seu colapso...mas trata-se de um desabafo, pois outros com menos possibilidades quase ficam privados de um tal exame. Enfim, opções que nem sempre se compreendem.

Sem comentários:

Enviar um comentário