segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diabetes

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes. Ao que se tem comentado, um verdadeiro tsunami, que se multiplicou por 10 nos últimos 30 anos no mundo "conhecido e rastreado", pois em muitos locais nem sabemos o que se passa. O número de afectados passou de 30 para 300 milhões em todo o mundo, com particular incidência no mundo civilizado, pois ao que parece, não é a fome, o excesso de trabalho ou a falta de actividades viciosas (tabaco, alcool,etc) que povocam a diabetes mas exactamente o excesso de consumo e o pouco esforço físico. Para além doutras causas. Para mim penso sempre que tal sucedeu a partir do agravamento da minha insuficiência cardíaca, com irrigação insuficiente do pâncreas, tal como uma fábrica mal aprovisionada reduz a produção, nesta caso de insulina.
É uma doença "estúpida", pois por mais que se procure conceptualizar, jamais se obtem uma regra no seu tratamento. São tantos os parâmetros que influenciam, que o mesmo acto feito à mesma hora pode produzir resultados contrários. Depois é "chatinha" pois, no meu caso, picar o dedo 3 vezes por dia, para medir a glicemia capilar, e dar insulina duas vezes por dia, com picada na barriga já é demais. Mas muitas são as pessoas que têm de o fazer muitas mais vezezs.
Mas não há escolha e o que tem de ser tem muita força. Assim adeus às gulodices, comida saudável, pouca e tomada várias vezes, exercício frequente, tratamento rigoroso nos horários são alguns dos cuidados que procuro ter. Mas que chateia um pouco lá isso chateia... e que potencia riscos de outras mazelas é uma realidade muito conhecida. Rins, olhos, pés, pernas, coração, vasos sanguíneos, não convivem bem com a diabetes, é certo. Por isso criancinhas obesas, adultos incautos, nada de excessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário