domingo, 13 de novembro de 2011

Subversão da democracia ou ditadura da realidade ?

Há agora uma grande discussão acerca do facto de os governos entrarem em queda, e serem substituídos por tecnocracias, por "imposição" dos mercados, como se existisse uma regra "juros superiores a 7% implica queda do Governo"...

Tenho dúvidas!!!  Irlanda, o Governo caiu porque perdeu eleições após resgate europeu; Portugal, Sócrates caiu por derrota de um documento estratégico, o PEC4, no Parlamento; Zapatero, demitiu-se para permitir uma governação eventualmente mais forte, após algumas medidas que surtiram efeito, e devolveu palavra ao eleitorado; Papandreu, demitiu-se após um tiro no pé, ou uma jogada "genial" que se revelou uma burrice (depende do ponto de vista), mas o povo sentiu-se aliviado (por quanto tempo não se sabe) ; Itália, Berlusconi demitiu-se por perder a maioria no Parlamento após anos de "lindos" serviço ao país, que respirou de felicidade, agradecido a quem o libertou de tal personagem.

Não vejo assim onde estão esses terríveis monstros que actuam nos bastidores contra a democracia, a derrubar Governos legítimos e muito amados pelo seu povo. De qualquer forma quer na Grécia, Itália ou Espanha as eleições estão ou marcadas ou no horizonte. Não será mais a dureza da realidade que se impõe ?

Sem comentários:

Enviar um comentário