segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não somos contra o "sistema" ...



No mega acampamento da Plaza Mayor, assim uma réplica da "geração à rasca", uma tarja chamou a minha atenção, por ser a maior fonte de reflexão, algo que nos devia fazer pensar, mas para a qual ficamos sem resposta. Diz "Não somos contra o sistema, o sistema é que é contra nós!"


E é verdade. O "sistema" que criámos, ou a forma como o aplicamos, é contra os mais jovens, que têm dificuldade em sair da precariedade, pois baseia-se na minimização do risco, despreza a experiência dos mais idosos (e cada vez é menor a idade para se entrar nessa faixa), é contra a participação dos cidadãos na vida política, pois qualquer pessoa nova que entre num partido é um risco para os que estão dentro, e fora dos partidos a participação faz-se em causas, mas o impacto na governação é pequeno, é contra a livre escolha, apesar da defender na teoria, pois tudo transforma em mercadoria, até a política, a educação, a saúde, enfim, endeusa os "mercados", como se a sua actividade fosse clara, transparente e com regras iguais para todos.


É o "sistema" que tritura muita gente na sua fúria de eficácia e eficiência aparente, pois só o que se mede existe, ou só aquilo que se quer medir. Mas há muito mais para além disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário