terça-feira, 3 de maio de 2011

O conhecimento do inferno

Tendo terminado de ler o livro que trazia de casa, do João Tordo, pedi que me troxessem uma edição muito antiga do livro do Lobo Antunes, que tinha comprado em 3 de Maio de 1981, e ainda não tinha lido. Nas suas primeiras edições trata-se de um livro da editora Vega, desaparecida entretanto, com uma edição muito fraca, com erros ortográficos e feito sem edição electrónica, que não existia na época, mas que tem uma capa extraordinária que hei-de fotografar e colocar no blog quando regressar a casa, nada parecida com as edições de capas liofilizadas, todas iguais, como que inspiradas num missal.


O livro é "O conhecimento do inferno", e relata a experiência do nóvel psiquiatra, pelos corredores do Miguel Bombarda, junto dos doentes mentais ali enclausurados. É actual pois acaba de ser definitivamente desmantelado este hospital ou cadeia, não se sabe. Já agora para a minha médica de família, se ler este post, não estou a fazer comparações com situações actuais que esteja a viver, pois não mordo as canelas de ninguém (só eventualmente canelas virtuais), nem aqui há psiquiatras que aprendem com os loucos (o que não lhes ficava nada mal...)


Aqui os cardiologistas aprendem com os nossos corações, que são orgãos bem mais racionais que os nossos cérebros. Ou não será ?


No entanto tenho de reconhecer que embora não tenha conhecido o inferno, estive algumas vezes lá à porta para comprar bilhete. Felizmente estava a lotação esgotada.

Sem comentários:

Enviar um comentário