domingo, 22 de maio de 2011

Pare, escute e olhe



O documentário de Jorge Pelicano, "Pare, escute e olhe", acerca da triste história da Linha do Tua, foi distinguido com o Prémio Cittá de Bolzano. Passou na SIC Notícias há umas semanas e felizmente gravei. Vi ontem. De uma beleza invulgar, e bem claro acerca da visão que os nossos governantes têm do interior, para além da razão do betão.



Quando se fala tanto de crise, podemos ali ver estampada a imagem da crise, que afinal, fruto de políticas erradas, já estava instalada de pedra e cal por ali há muitos anos. Abandono, agricultura de subsistência, pobreza. Os espanhóis investiram nas linhas de via reduzida, transformando-as num enorme sucesso turistico, sustentável e gerador de riqueza para essas regiões, além de fixar populações, nós encerramos, abandonamos, deitamos betão para cima e escondemos aquilo que temos de melhor, os recursos naturais, cedendo aos interesses da construção de obras públicas. Foi também assim que chegámos onde se vê !



Vá lá agora um jeitinho, aquilo não é só culpa do Sócrates, como se pode ver no próprio documentário. Há mais marias na terra...

Sem comentários:

Enviar um comentário