quinta-feira, 19 de julho de 2018

Certo da incerteza

A incerteza é uma certeza. Como escreveu Fernando Pessoa "eu que não tenho certeza nenhuma sou mais certo ou menos certo ?"
Imagino uma realidade que se passa longe da vista, que se supõe, que se alimenta do sonho, mas aquilo que é não passa de uma realidade imaginada, que se partilha com outras pessoas, mas que se realiza apenas quando a certeza da presença se sobrepõe à ilusão do virtual.
Esta a dificuldade do mundo em rede, quando se entra nela, há que estar preparado para tudo. Para a verdade e para a mentira, para a certeza e para a ilusão, para a posse e para a partilha, para a ingenuidade e para a esperteza, para sentimentos de euforia ou para a frustração. Não há vida real no mundo virtual. Por definição, tudo se cria, tudo se apaga, tudo se partilha, tudo se pode possuir sem se ter nada, na realidade. Mas quem falou em realidade ?
Quem vive a vida no campo, mas nele não tem raízes, tende a reencontrar o mundo perdido através do mundo virtual, sem ter a verdadeira consciência de que uma mão está cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Não ganhamos nem perdemos, apenas somos companhias de passagem para um "mundo de aventura". No virtual tudo é mesmo virtual. O problema é que com tal facilidade acedemos a ele que começamos a tomar a ilusão pela sua materialidade. Daí á decepção é um passo, apenas um pequeno passo para quem não está preparado.
Na realidade a única coisa certa é que tudo é incerto, e melhor acreditar apenas na metade. Mas em qual delas ?

Sem comentários:

Enviar um comentário