quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As visitas


Outra das instituições hospitalares que mais confortam quem passa o dia a olhar para o tecto: as visitas. Esperamos ansiosamente as horas passar, a ver se aparece alguém que nos ajude a sentir que estamos ligados ao mundo lá fora (claro, há o telemóvel, mas não é a mesma coisa).

Desta vez tive visitas da Maria Augusta, permanente, das minhas filhas e mãe, do Pedro, Carla e netas, da Céu, e até a minha médica de família me visitou duas vezes.


Como todos têm visitas por vezes é uma algazarra que incomóda. Ainda por cima aqui no Alentejo as pessoas são muito solidárias o que leva a atitudes simpáticas mas cansativas para os doentes.


Na minha enfermaria estava o senhor Hipólito, de Vila Nova de S.Bento, uma jóia de idoso, a tratar um problema cardíaco. As pessoas da Vila Nova, vinham todos os dias em "excursão", na carrinha da Junta de Freguesia, ou na "carrêra", os que sobravam, e constituíam um "cordão" de dezenas de pessoas que começavam no primeiro andar e acabavam no sexto, todos em simultâneo a visitar amigos, vizinhos, parentes lá de Vila Nova, ou de outros locais, num verdadeiro desfile. Assim o senhor Hipólito todos os dias tinha dezenas de visitas, dificeis de controlar pela segurança, pois cada pessoa com um cartão visita o hospital todo.


Bendita solidariedade alentejana... mas às vezes incomoda.

Sem comentários:

Enviar um comentário