quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um triângulo vicioso


Ora imagine-se um triângulo com três vértices, como qualquer vulgar triângulo que uma criança desenha num papel, a pedido da senhora professora...


Em cada vértice vamos colocar uma palavra... No vértice A, a palavra "realismo", ou "percepção da realidade"; no vértice B a palavra "preocupação" e no vértice C a palavra "depressão".


Podemos assim enunciar o seguinte teorema: "Sempre que a nossa percepção da realidade nos gera grande preocupação, estamos em risco de depressão", que pode ser complementado com um outro que nos diz que " O aumento do nível de depressão, pode deturpar o sentido das realidades, induzir mais preocupação que o necessário, e portanto gerar mais depressão".


Vem isto a propósito de uma conversa tida, e dos comentários feitos ao meu post anterior. Naturalmente a associação das duas anteriores expressões, nos leva a um "triangulo vicioso" em que a ansiedade vai subir.


Ou então fiquemos pelos axioma "O realismo é pai da preocupação". Não carece de demonstração. Assim estou na minha janela, aberta para dentro...

Sem comentários:

Enviar um comentário