quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A depressão


Já tenho ouvido dizer que estou deprimido, com uma depressão, em estado depressivo. Não me parece nada.
Dir-se-á que o deprimido é o último a reconhecer o seu estado, e como os condenados, o facto de não confessar é porque tem algo a esconder, pelo que é culpado. (este era o método usado pela justiça antes de 25 de Abril, e sei lá agora como será...)
Vamos ver numa entidade idónea o que é isso de depressão. Nada como recorrer ao Governo, que afinal é suposto tudo saber, e perguntar. Ouça lá Drª Ana Jorge o que é a depressão? E ela responde aqui. Entre outras coisas que ela lá diz, estão os sintomas da depressão que são:

Os sintomas mais comuns são:

Modificação do apetite (falta ou excesso de apetite);
Perturbações do sono (sonolência ou insónia);
Fadiga, cansaço e perda de energia;
Sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de auto-estima, sentimentos de culpa e sentimento de incapacidade;
Falta ou alterações da concentração;
Preocupação com o sentido da vida e com a morte;
Desinteresse, apatia e tristeza;
Alterações do desejo sexual;
Irritabilidade;
Manifestação de sintomas físicos, como dor muscular, dor abdominal, enjoo.


Agora começo a ficar preocupado. Está lá tudo, ou será que como nos horóscopos, o que se lê aplica~se sempre um bocadinho a cada leitor. Socorro, Drª Ana Jorge, estou DEPRIMIDO !!!

Será que pode fazer alguma coisa por mim, por exemplo não encerrar mais urgências, abrir novas camas em cuidados continuados, não retirar os internamentos ao Centro de Saúde de Ourique. Como já sei a resposta, a depressão só pode mesmo aumentar....

5 comentários:

  1. Caro Amigo Carlos,
    Pois é, os sintomas estão lá todos.
    Mas é um diagnóstico de uma doença que não tem exame complementar de diagnóstico ( nem com TAC) e que atinge um orgão que nenhum anatomapatologista já viu - A Alma.
    Mas faz tudo o que descreveu tão bem.
    Dificil de aceitar, de racionalizar.
    Eu dizia que era uma doença para quem tinha muito vagar.
    Não. É de qualquer um, em qualquer altura da vida, perante qualquer questão.
    Melhora muito, quando se abre a porta da Alma, por vezes a um estranho, profissional de saúde ou não ( acho o Sergio pode ser uma boa escolha) e quando se aceita e se trata, melhora muito a qualidade de vida.
    Eu agora digo que ñão é uma doença para qualquer um, só para os muito inteligentes.
    Um grande abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos!

    Com tudo o que tem passado, eu tenho vindo a descobrir uma força que vem de dentro de si, que desconhecia por completo. Tem sempre uma palavra para nos sossegar, quando ficamos mais preocupados com o seu estado. Não deveria ser ao contrário? Estou muito orgulhosa de si e da forma como tem sabido utilizar o bom senso e esperar com serenidade, a solução do seu problema - e ela há-de vir!!!

    Ora, se os sintomas são esses... então estamos todos tramados... nós e 95% da população - andamos todos deprimidos e constantemente, umas vezes mais, outras vezes um pouquinho menos, mas na realidade a viver sob um estado permanente de depressão.

    Bem, a verdade é que a venda de ansióliticos disparou nos útlimos anos. Será resultado de uma maior formação e sensibilização da classe médica para esta doença? Ou será mesmo uma doença da nova sociedade, onde todos se sentem sozinhos no meio da multidão?

    Beijinhos!
    claudia

    ResponderEliminar
  3. Depressão não é bem o que sinto, talvez mais preocupação legítima, com um estado de saúde que em pouco tempo levou um piparote...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Pai,
    Toda esta nova situação que se deparou na tua vida leva o seu para ser ajustada ao espirito, sobretudo, nas recaídas!Mas mas acho que estás a fazer uma coisa muito positiva que nem toda a gente consegue: olhar verdadeiramente de forma positiva para esta situação sempre que possivel !A depressão pode surgir e é normal nesta situação mas como diz a Claudia e com muita razao parece que 95% da população anda deprimida...

    ResponderEliminar
  5. Sim estou mais preocupado que deprimido, penso eu. Pois na relação com o nosso interior sabemos melhor que ninguém o que sentimos. Daí a preocupação pois para já vejo pouca luz no túnel. Espero que a próxima semana traga esperanças...
    Bjs

    ResponderEliminar