segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dignidade

Após exorcizar todos os "diabos" que trouxe de quatro semanas de hospital, julgo que estou prestes a terminar estas chamadas "crónicas hospitalares". Mas há uma que falta, e fui guardando para o fim. A história curta do senhor Inácio (desta vez o nome é verdadeiro).


Quando entrei em Julho na unidade de cuidados intermédios, o senhor Inácio estava duas camas ao lado da minha, com problemas cardíacos, mas sobretudo com graves problemas de pneumologia. Não comia, respirava por um balão de oxigénio, que permanentemente retirava, o que lhe valia repreensões das enfermeiras, " senhor Inácio não tire o oxigénio, olhe que é para seu bem", "senhor Inácio, nós não queremos, mas vamos ter que lhe prender as mãos". Nesse dia em que entrei, de manhã, ao almoço a neta visitou-o, e ainda conseguiu dar-lhe um pouco de canja, e uns grãozitos de arroz.


No dia seguinte, estive parte da manhã com algumas arritmías, e a "conversa" com o senhor Inácio prosseguia no mesmo tom. Até que, por breves minutos, adormeci. Ao acordar, alguma agitação nas enfermeiras, o senhor Inácio tinha morrido.


Ali mesmo ao meu lado, sem um gemido, um grito, ou alguma forma de resistência. Com dignidade como se diz que a morte deve ser encarada. Nunca tinha estado tão perto da morte de alguém, mesmo de um idoso como ele, para quem a vida já pouco teria a dar. Veio uma padiola e levou-o, a esposa velhinha chorou baixinho, ali ao pé.


Descanse em paz senhor Inácio. Já mais ninguém lhe vai prender as mãos.

3 comentários:

  1. Dignidade humana...

    Penso muito nisso.

    Habituamo-nos a ver velhotes nos corredores dos hospitais, a definhar, a sofrer... e tenho dificuldade em me lembrar que foram um dia crianças, jovens com sonhos, que se sentiram com o mundo a seus pés, que levaram a vida da melhor forma que lhes foi possível... e o tempo foi passando, passando, ... tal como está a passar por nós próprios...
    Parece-me que já nasceram assim... e que é agora é simplesmente natural que tenha chegado o fim...

    Nada a fazer, ... nada a dizer... tudo acaba...

    Tão perto e é contudo uma realidade distante, como se nunca nos fosse acontecer a nós, nem aos nossos queridos familiares.

    Oh... se calhar nem devia ter dito isto, vou entristecê-lo sem necessidade

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos,
    Que boa medida de ler nas entrelinhas, tantos sentimentos conturbados que passaram a preencher os seus pensamentos.
    Destasco deste post, três questões: morte, dignidade e profissionalismo.
    1)A morte é a segunda certeza que se tem na vida, a seguir ao nascer. Mas estamos todos tão mal preparados. Discute-se a Educação Sexual na Escola, todos sabem como se faz um filho, mas ninguem a esta preparado para a morte, nem como aceitar a nossa e dos outros. Parece Tabu. Nem se gosta de falar em tal.
    No entanto a morte é " uma doença hereditária e sexualmente transmitida".
    Penso que deveriamos " fazer formação".
    Morre bem, quem viveu melhor.
    2) Dignidade. Algo que nem todos têm. Algo que muito poucos respeitam. E muito raro pensar-se em tal no fim de vida, quando deveria ser ainda mais estimada.
    Mas quem a tem não a perde.
    3)Profissionalismo.....Seria tema de palestra.
    Bjs
    PS: Não me parece que esteja para morrer, mas tenho a certeza ABSOLUTA, que tal como eu, vai morrer.
    Sugiro que leia o livro "As terças com Morrie".
    Vai gostar.
    Um Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Cara Drª Ana, concordo com muito do que diz. Dúvida apenas na questão do profissionalismo, fala de lidar com a morte de forma "profiissional", ou de crer no profissionalismo dos que a procuram evitar? Também não estou tão pessimista que pense morrer a curto prazo, mas sei que tudo tem um tempo para ser feito, e receio estar a "descontar" desse tempo. Obrigado pelo comentário franco.

    ResponderEliminar