quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dependências


Estar dependente, é o que caracteriza o estado em que me encontro, pois para quase tudo preciso de ajuda, para o banho, para ir e vir do cadeirão, para algumas necessidades fisiológicas, para vestir um simples pijama, no limite para ter algum bem estar e alguma actividade, como ler ou escrever, dependo de uma droga que me puxa para cima de nome "dobutamina", assim uma espécie de cocaína, mas em bom...


Outra coisa é "sentir-me dependente". Tem mais a ver com o que vai no meu espírito e na relação que aqueles que me rodeiam estabelecem comigo. Aí, salvo um caso ou outro muito excepcional, de um enfermeiro/a na profissão errada, a generalidade do pessoal tudo faz para esbater este sentimento, tudo fazendo para ajudar mesmo brincando com a situação.


Desta maneira é fácil sentir-mo-nos apoiados e não dependentes.

2 comentários:

  1. Caro Carlos,
    Dependente é aquele que vive bem e procura o consulo na dependência.
    Debilitado, aqule que precisa de ajuda e nem gosta de se encontrar nessa situação.
    Necessita de apoio, mas não é dependente, nem nunca será, mesmo que alguns quadrupedes sem vocação, o queiram fazer por tal.
    Um abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Por enquanto são mais os bípedes... felizmente. Apoio aqui de facto não falta, simpatia também não, por vezes é a nossa sensibilidade que está `flor da pele.
    Amizade
    CR

    ResponderEliminar