terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Em defesa da musculatura....


Não sei se já referi mas tenho tido também umas sessões de fisioterapia, que visam sobretudo a respiração e a defesa dos músculos, cuja imobilidade e pouco alimento, conduzem a uma situação de atrofio galopante. Tenho tido até alguns progressos pois já vou a banhos a pé (ou pelo meu pé, melhor dizendo), e é nitido que os músculos, apesar da magreza, lá se vão ainda notando por debaixo da pele, bem coladinhos aos ossos.

Agora a chefe das fisioterapeutas, a Drª etc e tal, decidiu também que fizesse terapia ocupacional. Coisas lúdicas diz ela. Estou um pouco desconfiado, pois não sei se me vai pôr a brincar com uma bola, ou a atirar patinhos de borracha e a jogar à batalha naval. Mas como chefe é chefe, esperemos para ver essa "nova" terapia que me vai ser "proposta" e de que nada me disseram nem explicaram.

Parece, segundo ouvi dizer, costuma ser muito aplicada em doentes a recuperar de AVC, o que ainda não é o caso. Entretanto espero que a fisioterapia prossiga, em defesa da minha "musculatura" que precisa de não definhar.

1 comentário:

  1. Caro Amigo Carlos,
    Vai ficar a conhecer, mais uma área da reabilitação: Terapia ocupacional.
    Não vai jogar batalha naval, nem atirar patinhos...( amenos que gostasse mto).
    Mas pode desenhar, pintar ou simplesmente dizer à tal Chefe que já anda entretido com um Blog e um Diário.
    O que se pretende com essa terapia, é para além da Psicoterapia que já faz, manter a mente aplicada com algo que o doente fassa.
    Para que não se sinta "inutil", pidendo treinar pequenos movimentos perdidos ( o que não me parece o caso).
    Se lhe apetecer pintar, é uma terapia interessante.
    Um abraço,
    Ana

    ResponderEliminar