sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Alves Redol (1911-1969)

Passaram ontem 100 anos sobre a data de nascimento de Alves Redol. Talvez tenha sido o primeiro escritor português que li, por vontade própria, isto depois das leituras de Júlio Dinis, Eça ou Camões, cuja leitura era obrigatória no meu 2º ciclo. O seu estilo simples, ao lado dos mais pobres, as situações duras que descrevia tiveram sobre mim uma tal influência, que mudaram a minha visão dos livros e do que podem conter. Estávamos em 1967, tinha cerca de 15 anos. O livro a que me refiro é "Avieiros", que li nessa altura, em que Redol, ao lado de Fernando Namora, eram escritores estrela da Europa-América, já com direito a colecção própria, hoje quase esquecidos. Li outros mais tarde, mas ficou para sempre a marca deste livro e deste escritor, mestre do neo-realismo, depois soube, membro do PCP, e grande em áreas como a dramaturgia. Para que não esqueça as raízes, e aquela colecção de 20 livros que nessa altura comprei, a mensalidades com a assinatura do meu pai um pouco a contragosto, e onde estava esta minha escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário