sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Este senhor irrita-me

No momento em que se fazem balanços e balancetes do ano, decidi fazer o meu balanço, mas ao contrário, instituí assim uns Prémios "Gás de Mostarda", para as pessoas e acontecimentos que mais me irritaram em 2011.
Assim, para o acontecimento internacional que mais me irritou escolho a "criação do Merkozy", essa instituição virtual escorregadia, meio coisa, meio animal, pessoa e meia a passar-se por um continente inteiro, mestre na arte do empata, lateralizando culpas, mutualizando sanções para os pedintes, das entranhas dos quais se alimenta.
Para acontecimento nacional super-irritante, por muito que se entenda, compreenda, não pode ser de outra maneira, tem mesmo de ser, não há alternativa, escolho " o corte dos subsídios de férias e de Natal nos próximos anos". È de tal forma traumático e imprevisível o seu impacto na vida das pessoas e do comércio, que duvido muito que os ganhos suplantem as perdas. Depois penso que será dificil voltar atrás. Uma vez tirado "assobia-lhe às botas".

Quanto a personalidades irritantes, da área internacional escolho "as agências de rating". Quanto tudo parece que vai melhor, cortam para que vá pior, quando nos desleixamos elas dizem que temos de cortar, quando cortamos dizem que cortámos demais, ai que vem a recessão, quando se decide, que a decisão é curta, quando se adia, que havíamos de decidir. Eu sei que não adianta culpar o termómetro pela temperatura do doente, mas que irrita, lá isso irrita.
Quanto a personalidades nacionais irritantes, muitos os candidatos, de todos os quadrantes, mas este ano um foguetão surgiu no mundo da irritação, "o Ministro Miguel Relvas". Aparece em todo o lado, fala de tudo, a propósito e a despropósito, sabe de dívida, finanças, televisão, desporto, autarquias, touradas, impostos, parlamento, cavalos, e acerca de tudo conferencia, afirma, confirma, infirma, conclui, pressupõe, analisa, comenta, canaliza, verbaliza, remata, intui, aconselha, assessora, cochicha, aproxima, afasta, regista, aposta, indica, com um ar de responsabilidade, a seriedade de um especialista em ciência oculta. Uma coisa não faz, não credibiliza, e irrita, irrita muito.
Para ele o Prémio "Gás de Mostarda" nacional 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário