segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amina Figarova


Fui ao festival Jazz em Lagoa, mas apenas no sábado, para ver a, para mim desconhecida, pianista Amina Figarova. O jazz tem destas coisas e o apreciador não tem de conhecer o artista para o desejar ver, como sucede com outros registos musicais onde se tende a ir porque se quer ver um tal artista. Aqui a surpresa faz parte do espectáculo e diria mesmo, é a sua parte mais interessante. Trata-se de uma azeri ( não azerbaijanense, como vi num comentário...), proveniência improvável para uma pianista de jazz, pois daí imaginamos só virem mulheres de gurka e islâmicos fundamentalistas de faca nos dentes.

O espectáculo foi muito bom e Amina esteve à altura do que se esperava. Para além de temas num estilo de jazz "clássico" assinou intervenções a solo de uma grande limpidez, cristalinos e envolventes. Dos músicos que a acompanhavam, era um sexteto, saliento Ernie Hommes, um luxemburguês, no trompete, e Bart Platteau em flauta, instrumento não muito frequente em jazz, tendo entre os dois realizado belos "diálogos" e solos expressivos. Dos restantes (sax, contrabaixo e bateria) prestações normais, sendo o sax para mim o menos conseguido. Como se diz "de trás de uma fraca moita sai um bom coelho". Gostei muito da Amina.
Quem quiser um pouquinho pode ouvir aqui.

Nota: aquando da entrega dos Prémios Autor deste ano, tinha estado também uma excelente pianista azeri de nome Aziza Mustafa Zadeh; afinal no Azerbeijão há algo mais do que petróleo e gás natural.

2 comentários:

  1. Azeri? Puxa!
    ...
    Escalabitanos
    ...
    albicastrenses
    ...
    Mas.. Azeri?!?!?

    ResponderEliminar
  2. É verdade!!! os do Usbequistão são Usbeques, os do Quirguistão são Quirguizes, os do Afeganistão são Afegãos, os do Azerbeijão são Azeris e para variar os do Paquistão são apenas Paquistaneses...é a língua que temos.

    ResponderEliminar