sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago (1922 - 2010)


Que dizer perante a morte de um prémio Nobel, e ainda por cima português ? Nada mais do que aquilo que ele próprio disse, "sempre chegaremos ao sítio onde nos esperam". E foi o caso, já lá era esperado para acertar umas contas com o Altíssimo.
Perante a sua morte a unanimidade tem sido tal que até irrita. Se alguém era, e era muito grande, era quem mais detestava unanimidades, e sempre viveu para semear desassossego nos seus leitores e nos seus detractores. E a sua vida fala por si, para o bem e para o mal.
De jovem à descoberta dos livros das "Pequenas Memórias" (2006), ao serralheiro mecânico, do tipógrafo ao escritor, de jornalista a director do DN que saneou jornalistas em 1975, a saneado, do comunista arrogante de 1975 ao comunista rezingão dos anos 90, de escritor obrigatório a escritor proscrito, a sua vida foi uma permanente inquietação. Dele li entre outros, "Memorial do Convento", "Ensaio sobre a Cegueira", "Intermitências da Morte", "O Homem Duplicado" e o já referido "Pequenas Memórias", todos livros excelentes. Poucas personalidades marcaram o sec XX português como ele, e depois dele nada é igual, por muito que alguns lhe não reconheçam o mérito, sempre a invejazinha do "portuga". Teve o dom de colocar o livro no centro da discussão, e não apenas nas estantes das salas de jantar. Foi amado e odiado como nenhum outro.
A ele ainda me liga outro aspecto pessoal, pois nasceu no mesmo ano do meu pai (ele em Novembro, o meu pai em Janeiro), a pouco mais de 50 km de distância, e este já morreu há 12 anos.


Este homem escrevia muito bem !!!

2 comentários:

  1. Escrevia mesmo, muito bem. E pelo que tiro das tuas indicações ainda não terás lido O Ano da Morte de Ricardo Reis nem O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Se assim é, ainda terás pela frente a possibilidade umas quantas horas de excelente leitura.
    Quanto à unanimidade pós-mortem, isso faz parte da nossa mentalidade nacional-pantiónica quando já nada vale muito a pena.

    Outra: no próximo sábado, dia 26,tocaremos em Loulé, perto da meia-noite no palco da Bica. Se estiveres por perto, aparece. E se precisares de sítio para poisar, avisa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Realmente esses dois ainda não li, embora já os tenha para ler em breve. Sábado meia noite Festival Med em Loulé, não é possível.Fica numa próxima oportunidade pois teria interesse em ver.

    ResponderEliminar