segunda-feira, 28 de junho de 2010

Super Mega Hiper


Segundo se sabe está em curso uma reestruturação do mapa das escolas que conduzirá à formação de uma coisa que já é conhecida na imprensa por "mega agrupamentos". Será coisa boa? Desde logo para os principais actores deste processo, os alunos? Para a sociedade que tanto espera da escola ?
Tomemos um exemplo aqui do Sul. A Escola Secundária de Silves, com cerca de 600 alunos, vai constituir um desses mega agrupamentos com a Escola do 2ºe 3º ciclo de Silves, que deve ter outros tantos, a de Algoz, que deve ter 300 alunos, a de Armação de Pêra que deve ter outros 300, e ainda uma vintena de escolas de 1º ciclo ( antigas primárias). Deve dar origem a uma estrutura com cerca de 25 estabelecimentos de ensino, cerca de 2500 alunos de todos os graus de ensino, talves 500 professores, tudo por alto. Agora sabe-se que a gestão é de um Director que não tem formação de gestor profissional, a estrutura intermédia não existe, os departamentos de áreas especificas não existem, ou são "dirigidas" por professores que se consideram "iguais" aos colegas e recusam assumir-se como lideres, é como imaginar uma grande empresa, dirigida por um amador que se "desenrasca", onde não há um Departamento de Pessoal, não há autonomia financeira sequer, quanto mais um Departamento que a tal se dedique, não tem estrutura própria de formação, nada. Todas estas funções são centralizadas num super Ministério da Educação que decide para todo o país o tamanho dos agrafos a utilizar...
Para não falar que não se faz contabilidade analítica, centros de custo nem pensar, e só se sabe quanto se gasta num bolo, não sendo possível conhecer onde e por quem. Orçamento é uma miragem, e avaliação de pessoal está a começar. Acho que o mais parecido será um "manicómio em autogestão"... E esta hem?

3 comentários:

  1. Bolas!! Alguém tem que fazer alguma coisa para travar isto... É impressão minha, ou vem aí o descalabro total?

    ResponderEliminar
  2. Uma escola, como se fosse uma empresa, e ainda por cima gerida assim... se o objectivo era poupar em custos de manutenção e prover os alunos de unidades mais modernas, vai ser o descalabro em todas as àreas, no ensino, orçamento, na qualidade dos serviços que a escola tem a oferecer, em tudo! Carlos, Tenho dois filhos que qualquer dia terão que frequentar essas Mega Unidades ... até me assustou agora!

    ResponderEliminar
  3. Não vale a pena assustar mas que é preocupante eu julgo que é.

    ResponderEliminar