sexta-feira, 4 de junho de 2010

João Aguiar (1943 - 2010)


Faleceu ontem e foi hoje o funeral de João Aguiar. Escritor e jornalista. Fscritor celebrizado pelos seus romances históricos, e literatura juvenil, tivemos contacto com ele, pessoalmente, nas duas visitas que fez ao Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Lagoa. Curiosamente foi o primeiro e o último escritor convidado. Primeiro em 2003, a pretexto da leitura da "Voz dos deuses", última em 2009, a propósito da leitura da obra "Priorado do Cifrão".

Numa altura de escritores que se apresentam como estrelas pop, ou que querem fazer política, ou sofrem muito para escrever, eis alguém que gostava de escrever, vivia de escrever, investigava para escrever os seus romances com rigor, elegância e muita alma.

Uma personalidade de uma simplicidade tocante, avesso ao exibicionismo, que falava com paixão do seu país e da sua história. Dele li, para além dos livros já referidos, uma obra de grande beleza chamada "Uma deusa na bruma". Sei que não será um escritor da moda, aclamado pela intelectualidade, mas é alguém que deixou um vazio nos seus leitores.

No prefácio que de forma tão imediata e gentil escreveu para um livro que a Biblioteca de Lagoa editou, acerca do seu Club de Leitura, e que chamou "Um apelo à guerrilha", na guerra pela leitura resumiu: "Contra a cretinização, marchar, marchar. Obrigado pelo lugar que me deram nas vossas fileiras. "

Obrigado João Aguiar, cá ficamos na nossa trincheira.

Sem comentários:

Enviar um comentário