quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jérôme Kerviel


Quem é este obscuro personagem , bem apessoado, que parece, ao que ouvi na rádio, ser em França ainda menos popular que o Raymond Domenech, treinador da selecção francesa de futebol ? Pois é um jovem de 33 anos, de altíssimo potencial, que em pouco anos, e a partir de operações especulativas, fez perder à Societé Genéral cerca de 4900 milhões de euros, assim qualquer coisa como o preço de 12 submarinos, daqueles que tanto se discutiram há uns dias. A sua actividade diária era passada numa torre de La Defense em Paris, 10 a 12 horas em frente ao computador a acompanhar as bolsas, desde a abertura de Tóquio ao fecho de Nova York. E dedicava-se a fazer milhares de milhões de lucros para o seu patrão, a SG, a apostar nas variações dos valores bolsistas ao longo do dia entre as várias bolsas do mundo, aproveitando oportunidades que duravam segundos. Quando deu para o torto, o banco denunciou-o à Polícia, e diz agora, que quando o Jérome ganhou dinheiro actuou de acordo com os seus chefes, quando perdeu, agiu contra as instruções recebidas. O seu julgamento começou agora, e para ajudar, o jovem "yuppie" escreveu agora um livro em que descreve tim-tim por tim-tim como o seu departamento funcionava, curiosamente chamado Delta One, como se fosse uma força militar e não um departamento financeiro. E ao que parece a excepção seria a regra. Diz que o seu chefe comentava, nos dias em que as coisas corriam mal, "É pá que saudades que tenho da minha Playstation..." E foi jogando em playstations que as coisas chegaram aonde agora se sabe... O livro chama-se "L' engrenage: memoires d'un trader", e saiu há pouco. Vou ver se compro.

Mais sinais dos tempos que correm... aquilo a que alguns chamam a "economia de casino".


3 comentários:

  1. Bem, na realidade estima-se que o valor foi de 4.9 bilhões de euros, ou 4.9 mil milhões de euros.

    A acusação pede 4 a 5 anos de prisão efectiva, o pagamento de uma multa no valor do prejuízo causado, e chama-o de 'mentiroso, fraudulento e um génio destrutivo'.

    Tanto a defesa como a acusação concordam que ouve manipulação dos dados com o fim de influenciar o mercado - Mas discordam quando a Defesa insiste que os superiores hierarquicos conheciam estes movimentos de Kerviel. Não vai ser nada fácil prová-lo.

    E se pensarmos que ele trabalhava na Société Générale desde 2000, ficamos a pensar... e os lucros que terá dado ao banco durante esses anos? Bom, está na hora de pedir ao banco que os devolva a Kerviel também, não lhe parece?

    A esta hora este rapaz deve estar a pensar:'Mas porque é que não fui para professor?'

    :-))

    ResponderEliminar
  2. Julgo que 4,9 mil milhões é o mesmo que 4900 milhões de euros, estarei errado, se sim então é mil vezes pior...

    Boa sugestão a de ir para professor, e ainda está a tempo tendo em conta o "upgrade" que o seu curriculo teve nos últimos anos...

    ResponderEliminar
  3. Como não podia deixar de ser, tem toda a razão!

    As minhas mais humildes desculpas, pelo lapso imperdoável!!!!

    Beijoquinhas

    ;-)

    ResponderEliminar