sexta-feira, 16 de março de 2012

David e Golias ...

Não é meu hábito aqui comentar futebol. No entanto, o meu sportinguismo latente, e a sempre irresistível lenda do David contra Golias, trás-me aqui a sublinhar a derrota logo transformada em vitória do Sporting, ontem em Manchester. Depois a imensa falta de coisas para comemorar no universo sportinguista faz com que um jogo se transforme num feito "histórico". É assim que o meu avô, João, me ensinou, pois dele herdei esta minha preferência, que foi mais uma manifestação da admiração que por ele tinha, mas também a vontade dele de se rever num neto "preferido", pois só teve dois netos, o segundo entretanto já desaparecido. Ele ouvia os relatos da bola naquele rádio a válvulas castanho, com uma rede pela frente e rejubilava com os lances, numa altura em que o Sporting ainda era considerado verdadeiramente um grande, e ganhava uns campeonatos, e até ganhou a "Taça das Cidades com Feiras" em 1964, se não me engano, contra o MTK da Hungria, quando na Hungria ainda havia futebol a sério, promovido pelo regime comunista da altura, o célebre 1-0 do "cantinho do Morais", rejubilado no Portugal da altura, que promovia o futebol pelas mesmas razões da Hungria mas com um regime de sinal contrário. Depois disso os feitos europeus resumiram-se à final perdida contra o CSKA em Alvalade. A essa, felizmente, o meu avô João já não assistiu, pois se assitisse morreria de novo, agora de tristeza, que como se sabe é o cancro do espírito. E como se diz "Honra, dedicação e glória, eis o Sporting". Agora esperemos por outros feitos históricos, nem que demorem mais uns anitos...

1 comentário:

  1. Eu estava no projecto da taça UEFA, participando em toda a festa com acesso aos bastidores...só faltou mesmo ganhar..que desilusão! A partir desse dia, o meu sportinguismo esmoreceu consideravelmente...

    Beijinhos

    ResponderEliminar